quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema



Pausa na Mostra SP para falar do Panorama Internacional Coisa de Cinema. Como as datas dos dois eventos chocaram este ano, não estarei em Salvador para acompanhar um dos mais tradicionais eventos de cinema do estado, agora em sua oitava edição. Aos cinéfilos e curiosos de plantão, o Panorama oferece uma grande oportunidade de ter o cinema mais perto. O evento começa hoje à noite e se estende até 1º de novembro, em Salvador e Cachoeira. A abertura conta com exibição de Pietà, do coreano Kim Ki-duk, Leão de Ouro no Festival de Veneza, e Jards, de Eryk Rocha.

Depois de ter composto o Júri Jovem ano passado, tive o prazer de fazer parte, este ano, da equipe de curadoria que escolheu os longas e curtas-metragens em competição (junto com os idealizadores do evento, Cláudio Marques e Marília Hughes, mais os amigos João Paulo Barreto e Rafael Saraiva). A programação, modéstia à parte, bonita e bem organizada em programas, mais as demais novidades que o Panorama trará para a capital baiana e Cachoeira, podem ser acessados no site oficial do evento.

De destaque, o Panorama ainda faz uma bela homenagem à pornochanchada brasileira, com a exibição de filmes como Império do Desejo, Fuk Fuk à Brasileira e Senta no Meu que Eu Entro na Tua, dentre outros, em cópias zero bala, além de contar com uma oficina sobre o assunto, ministrada pelo crítico e programador da Sala Walter da Silveira, Adolfo Gomes. Por sua vez, o crítico João Carlos Sampaio já iniciou sua tradicional oficina de Crítica e Fruição Cinematográfica, que seleciona alguns participantes para compor o Júri Jovem.

Então, não há desculpa. Fico com uma ponta de inveja, pois estou longe e não poderei cobrir o evento, com certeza um das edições mais interessantes dos últimos anos. Por isso, vida longa ao Panorama Internacional Coisa de Cinema. É o cinema no centro.

Nenhum comentário: