terça-feira, 2 de setembro de 2014

V CachoeiraDoc



A cidade de Cachoeira fica ali, há alguns quilômetros de Salvador. É lá que acontece o CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, evento que sempre admirei de longe porque nunca pude conferi-lo in loco. Mas este ano minha ida deu certo. O evento começa hoje logo mais à noite, com a exibição do monumental Cabra Marcado para Morrer, do querido mestre Eduardo Coutinho, morto em fevereiro deste ano (texto sobre o filme aqui).

Estarei lá a partir de amanhã com a pretensão de escrever sobre os filmes que for vendo. Algumas matérias minhas devem sair no A Tarde também (como a de hoje). Além das mostras competitivas de curtas e longas-metragens, o evento traz um apanhado dos filmes documentais do grande cineasta chinês Jia Zhang-ke. E mais filmes da mostra Resistência e produtos dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (programação completa aqui). 

É um desafio hoje fazer uma festival de filmes documentais quando as fronteiras entre a ficção e o real têm sido cada vez mais embaralhadas. Mas, por outro lado, a produção nacional de documentários cresce a olhos vistos, com filmes instigantes e desafiadores, estética e tematicamente. E é assim que tem de ser. Estamos aqui para acolher e ressignificar esses filmes. Vida longa ao CachoeiraDoc.

Nenhum comentário: