segunda-feira, 2 de julho de 2012

Animais em migração


Madagascar 3 – Os Procurados (Madagascar 3: Europe’s Most Wanted, EUA, 2012)
Dir: Eric Darnell, Tom McGrath e Conrad Vernon


A Era do Gelo 4
(Ice Age 4: Continental Drift, EUA, 2012)
Dir: Steve Martino e Mike Thurmeier


Talvez por incidir sobre um público infanto-juvenil mais cativo e ávido (principalmente no período de férias), algumas animações como A Era do Gelo e Madagascar est
ão mais marcadas pelo estigma da continuação, uma espécie de hábito necessário para aproveitar personagens e mitologias criadas a partir de certo universo temático.

Eu sempre achei os filmes de ambas as séries bobinhos demais, longe da proposta mais madura da Pixar, sem subtextos, piadinhas dúbias ou referências a filmes que os pequenos não viram ainda. É como se prezassem pela mais pura despretensão que vemos nos desenhos animados televisivos. O problema é que na maior parte das vezes elas soam bem mais do mesmo, mas nem tudo está perdido. Enquanto o quarto filme dos animais do ártico fica no meio do caminho, o terceiro dos bichos de zoológicos se mostra uma grata surpresa.


Mesmo que essa proposta ainda esteja de pé na terceira incursão da franquia, Madagascar 3 – Os Procurados encanta justamente pela diversão desenfreada, acompanhada de momentos realmente engraçados e por uma agilidade narrativa que não lembro de ter visto nos outros filmes da série. Não à toa, o roteiro é escrito pelo sempre ótimo diretor e roteirista de filmes independentes Noah Baumbach (A Lula e a Baleia), em parceria com um dos diretores, Eric Darnell.

Alex, Marty, Gloria e Melman continuam na sua jornada de viagens aventurosas, dessa vez querendo retornar ao zoológico em Nova Iorque onde viveram. Para isso, se juntam a uma trupe circense na Europa tentando se apresentar na América, com o único agravante de que o show deles é um fracasso. A sacada do circo faz bem ao filme porque acrescenta uma série de novos personagens legais e com personalidade, como a ursa por quem o burro Julien se apaixona.

Há ainda, para coroar o time de novos rostos, a caçadora de animais vorazes, mais voraz ainda, atendendo pelo nome de Chantel DuBois, bruaca em todo os sentidos, uma das maiores e mais impertinentes vilãs das animações dos últimos anos. Além disso tudo, o filme tem 3D! Um que funciona muito bem, faz-se sentir pela sua real função, a de expandir a dimensão espacial do universo do filme para além da tela, e não um mero oportunismo da máquina de negócios hollywoodiana. Quando ela quer, faz umas coisas bem divertidas, como essa aqui, com o quê de tecnicamente impecável.


A Era do Gelo 4 empalidece diante disso tudo. O filme anterior era um sinal bastante claro de que a franquia dos animais que fugiam de catástrofes naturais em meios às geleiras do norte já tinha chegado a seu fim criativo. Mais uma vez surge o tipo de insistência mercadológica em continuar com a história. Talvez por isso não se esperasse muito dessa quarta investida da série, que continua dispensável, mas ainda assim não chega a ser desastrosa como se previa.

Os amigos inseparáveis Diego, Sid e Manny se separam dos outros animais com quem viviam por conta de uma catástrofe geológica. Na verdade, trata-se da separação dos continentes, antes formando uma única massa terrestre, separada por culpa do esquilo Scrat (um dos grandes personagens da franquia, aqui não somente um mero adendo na história, ganhando agora uma participação mais importante).   

O filme tem as mesmas fracas piadas que seus antecessores, mas ainda assim possui um fio narrativo que não chega a ser cansativo de acompanhar. Passa rápido, mas sem um senso de diversão mais despretensioso. Existe a tentativa clara de imprimir um tom mais aventuresco, mas as situações repetidas e diálogos pouco inspirados não ajudam em nada. A decepção só não é maior porque não parecia haver grandes expectativas para um bom filme.  

2 comentários:

renatocinema disse...

Continuações, com casos raros, sempre são preocupantes.

Em animação vale a mesma ideia.

Alguém lembra de A Dama e o Vagabundo 2?????um sacrilégio animalesco.

Gostei do seu site.

Parabéns.

Rafael Carvalho disse...

Renato, no caso das animações até que tem umas boas coisas, como Shrek 2 e Kung Fu Panda 2 (e agora Madagascar 3), mas é sempre uma coisa arriscada mesmo.

E que bom que gostou do Moviola. Volte sempre. Abraços!