domingo, 27 de fevereiro de 2011

Palpites para o Oscar 2011

Confesso que estou bem pouco empolgado para essa edição do Oscar, acho que mais do que os outros três últimos anos, no mínimo. Claro, pela evidente falta de qualidade da grande maioria dos indicados. Mas é sempre divertido tentar adivinhar os prêmios, sendo que este ano algumas categorias podem ser surpreendentes. Para não passar em branco:


Melhor Filme

É um pesar muito grande ver O Discurso do Rei virando o jogo nessa corrida final ao Oscar. Mesmo que não seja grande fã de A Rede Social, o filme sobre a criação do Facebook é mil vez mais interessante e bem realizado. Assim como os são Cisne Negro, O Vencedor (talvez a maior surpresa) e, principalmente, Toy Story 3. Os Coen vieram com um filme mediano, e Danny Boyle fez u filme insosso, que se sabota o tempo todo. Porém, vou guardar até o fim uma esperancinha para A Rede Social.

Meu palpite: O Discurso do Rei
Minha ordem de preferência: Toy Story 3, Cisne Negro, O Vencedor, A Rede Social, A Origem, Bravura Indômita, Minhas Mães e Meu Pai, O Discurso do Rei, 127 Horas


Melhor Direção

O maior absurdo não é O Discurso do Rei ganhar na categoria principal, mas seria ver seu diretor recebendo o prêmio. Chega a ser grosseiro o trabalho dele, apesar da pomposidade do filme. Mas também não acho que os membros da Academia estejam dispostos a premiar um novato. E por mais que Aronofsky e O. Russel façam trabalhos muito bons, nada é melhor do que a objetividade e maturidade de David Fincher, o favorito. Nem tudo está perdido, minha gente.

Meu palpite: David Fincher
Minha ordem de preferência: David Fincher, David O. Russell, Darren Aronofsky, Joel & Ethan Cohen, Tom Hooper


Melhor Ator

Essa ninguém tira de Colin Firth. O ator cresceu em respeito junto a seus colegas e este é seu ano, principalmente por ter perdido o prêmio quando concorreu por Direito de Amar (pelo qual, inclusive, merecia muito mais ganhar). Corre por fora Jesse Eisennberg por uma surpreendente interpretação. Mas merecido mesmo seria uma vitória de Bardem, o cara parece que não erra nunca, suas interpretações são sempre muito intensas, mesmo que o filme não seja lá grande coisa. E não sei o que o James Franco tá fazendo nesse grupo, não sei!

Meu palpite: Colin Firth
Minha ordem de preferência: Javier Bardem, Jesse Eisenberg, Jeff Bridges, Colin Firth, James Franco


Melhor Atriz

Daqui só vi o filme da Natalie Portman e da Annette Bening, justo as duas grandes concorrentes numa categoria que pode trazer surpresas, caso os membros da Academia pensem em dar a estatueta a uma atriz respeita, querida, competente e que já perdeu outras vezes, como a Bening. Mas ela precisa enfrentar o desempenho avassalador de Portman que conquistou muita gente. Aposto na bailarina (sem falar que está bem, bem melhor), mas não coloco minha mão no fogo.

Meu palpite: Natalie Portman
Minha ordem de preferência: Natalie Portman, Annette Bening


Melhor Ator Coadjuvante

Assim como na categoria de Melhor Ator, Ator Coadjuvante é barbada. Christian Bale na cabeça. Personagem e desempenho fortes, não tem pra ninguém. Uma opção é Geoffrey Rush, mas bem distante. Não sendo dos maiores fãs de Jeremy Renner, não sei o que ele faz aqui, assim como o Mark Ruffalo que sempre se esforça bastante, mas não passa do mediano.

Meu palpite: Christian Bale
Minha ordem de preferência: Christian Bale, Geoffrey Rush, Mark Ruffalo, Jeremy Renner


Melhor Atriz Coadjuvante

Melissa Leo, o que fizeste? Numa categoria mediana, em que somente sua companheira de filme alcança o mesmo nível de força dramática, Leo se sabotou ao resolver ela mesma fazer campanha a seu favor. Foi mal vista e perdeu a dianteira nas bolsas de apostas que agora miram na garotinha Haillee Steinfeld (que está bem mediana). Nem queria acreditar nisso porque Leo arrasa no filme. Portanto, este promete ser o grande embate da noite. Perigo maior é se resolverem premiar Helena Bonham-Carter numa atuação apagadinha num filme fraquinho, mas seria lógico se quiserem coroar de vez O Discurso do Rei.

Meu palpite: Haillee Steinfeld
Minha ordem de preferência: Melissa Leo, Amy Adams, Hailee Steinfeld, Jacki Weaver, Helena Bonham-Carter


Melhor Roteiro Original

Não sei se é pior a indicação de O Discurso do Rei (favoritíssimo) ou de Minhas Mães e Meu Pai, o primeiro sem atrativos, o segundo irregular demais. Melhor seria um prêmio para O Vencedor já que a construção dos personagens é o grande mérito do filme ao meu ver. Ou mesmo para a narrativa intruncada e original de A Origem, apesar dos tropeços. Mas bom mesmo é ver o nome de Mike Leigh ali, embora não tenha visto seu filme.

Meu palpite: O Discurso do Rei
Minha ordem de preferência: O Vencedor, A Origem, Minhas Mães e Meu Pai, O Discurso do Rei


Melhor Roteiro Adaptado

Aposto numa vitória de A Rede Social, só não sei se por consolação ou por merecimento mesmo porque o roteiro é um dos grandes méritos de um filme que trata com vigor da criação do Facebook. É verborrágico (que mal há nisso?), mas sustenta muito bem o filme, e com qualidade. Toy Story 3 também seria um grande merecedor. Inverno da Alma não vi. Só é uma vergonha ter 127 Horas indicado aqui.

Meu palpite: A Rede Social
Minha ordem de preferência: A Rede Social, Toy Story 3, Bravura Indômita, 127 Horas


Melhor Filme Estrangeiro

Categoria dificílima de prever já que existem muitas surpresas, pois poucas pessoas votam aqui. O caminho mais certo é apostar no dinamarquês Em um Mundo Melhor (que não vi), vencedor de alguns outros prêmios na temporada, como o Globo de Ouro. Mas pode dar Incêndios ou mesmo Biutiful que concorre com ator também. Agora, alguém sabe dizer o que Dente Canino faz aqui? Não só por ser péssimo, mas porque não tem cara nenhuma de Oscar. Nada! Mistério!

Meu palpite: Em um Mundo Melhor
Minha ordem de preferência: Fora da Lei, Biutiful, Dente Canino


Melhor Filme de Animação

Toy Story 3. Preciso dizer mais? Só quero pontuar que a Dreamworks tem um concorrente de força em Como Treinar o Seu Dragão, embora não seja páreo. E é muito bom ver O Mágico lembrado aqui. Bom mesmo.

Meu palpite: Toy Story 3
Minha ordem de preferência: Toy Story 3, O Mágico, Como Treinar o Seu Dragão


Melhor Documentário

Bem, só vi Lixo Extraordinário e Exit Through the Gift Shop. Gosto muito mais do segundo, que tem algumas boas chances. Não acredito na vitória do primeiro pelas controvérsias sobre os créditos de direção. E o grande favorito parece mesmo ser Trabalho Interno, por isso arrisco nele.

Meu palpite: Trabalho Interno
Minha ordem de preferência: Exit Through the Gift Shop, Lixo Extraordinário


Melhor Fotografia

Meu palpite: Bravura Indômita
Minha ordem de preferência: Bravura Indômita, Cisne Negro, A Origem, A Rede Social, O Discurso do Rei


Melhor Direção de Arte

Meu palpite: O Discurso do Rei
Minha ordem de preferência: A Origem, Alice no País das Maravilhas, O Discurso do Rei, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I, Bravura Indômita


Melhor Montagem

Meu palpite: A Rede Social
Minha ordem de preferência: A Rede Social, Cisne Negro, O Vencedor, O Discurso do Rei, 127 Horas


Efeitos Visuais

Meu palpite: A Origem
Minha ordem de preferência: A Origem, Alice no País das Maravilhas, Homem de Ferro II, Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte I, Além da Vida


Melhor Edição de Som

Meu palpite: A Origem
Minha ordem de preferência: A Origem, Toy Story 3, Bravura Indômita


Melhor Mixagem de Som

Meu palpite: A Origem
Minha ordem de preferência: A Origem, A Rede Social, Bravura Indômita, Salt, O Discurso do Rei


Melhor Figurino

Meu palpite: Alice no País das Maravilhas
Minha ordem de preferência: Alice no País das Maravilhas, O Discurso do Rei, Bravura Indômita


Melhor Maquiagem

Meu palpite: O Lobisomem
Minha ordem de preferência: O Lobisomem


Melhor Trilha Sonora

Meu palpite: A Rede Social
Minha ordem de preferência: A Origem, A Rede Social, Como Treinar o Seu Dragão, O Discurso do Rei, 127 Horas


Melhor Canção

Meu palpite: "I See The Light"
Minha ordem de preferência: “We Belong Together”, “If I Rise”, “I See The Light”, “Coming Home”


Ranking Oscar 2011:

Toy Story 3 ****
Cisne Negro ****
O Vencedor ****
Exit Through the Gift Shop ****
A Origem ***½
A Rede Social ***½
O Mágico ***½
Como Treinar Seu Dragão ***½
Bravura Indômita ***
Fora da Lei ***
Atração Perigosa ***
O Discurso do Rei **½
Lixo Extraordinário **
Biutiful **
Minhas Mães e Meu Pai **
127 Horas **
Dente Canino *

2 comentários:

Gustavo disse...

Deu O REI mesmo!!!

Rafael Carvalho disse...

Fu-fu-fu-fu-fu-fu-ck!