segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Melhores filmes da década

A Sociedade Brasileira dos Blogueiros Cinéfilos (SBBC) divulgou ontem a lista final com o resultado da votação para escolher os melhores filmes da década passada. A relação dos 20 mais é bem clichezinha, repleta de filmes oscarizados, tipo de lista previsível. Só tem um filme nacional (Cidade de Deus) e somente dois falados em língua não inglesa (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Fale com Ela).

Quem quiser dar uma espiada, é só clicar aqui. Abaixo, seguem os meus votos, numa difícil seleção dos 20 melhores filmes dos últimos 10 anos:


1. Lavoura Arcaica

2. Kill Bill Vol. 1 e 2

3. Onde os Fracos Não Têm Vez

4. Oldboy

5. Dogville


6. Irreversível

7. Amores Brutos

8. Jogo de Cena

9. Antes do Pôr-do-Sol

10. Cidade dos Sonhos


11. A Viagem de Chihiro

12. Abril Despedaçado

13. Wall-e

14. Amor à Flor da Pele

15. Sangue Negro


16. A Criança

17. Mal dos Trópicos

18. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

19. Sobre Meninos e Lobos

20. Marcas da Violência

6 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Praticamente as listas individuais de cada cinefilo conhecido nos resevam surpresa. Aqui fico admirado por Lavoura Arcaica está na cabeça assim dando mais um brilho aos filmes nacionais fora do eixo pop (no sentido de popular).

Grande e interessante lista.
Parabens champs!
A minha está dividida em duas partes. Procure ver!

Elizio disse...

Só por Wall-e está aí, já está de ótimo tamanho! Rs
Ia perguntar sobre Brilho Eterno e também o vi no finalzinho. Rs


Agora, não que eu goste, mas achei que você ia por Bastardos Inglórios. =0000 (Surpreso)

bruno knott disse...

Muito boa a tua lista!!!

Curto bastante Lavoura Arcaica, o livro então nem se fala...

Na minha lista Brilho Eterno tá mais acima!!

Abraços.

Rafael Carvalho disse...

Johnny, sou um grande admirador de Lavoura Arcaica, acho brilhante, embora sei que muita gente torce o nariz para o filme. E, de fato, cada lista pessoal tem lá suas surpresas. Já vi a sua e me surpreendi por The Fall, um filme pouco comentado, estar lá na pole. E eu não vi o filme ainda, o que só aumentou minha curiosidade.

Elizio, sabia que você ia gostar de ver esses dois filmes na lista. E, apesar de gostar muito de Batardos, como de vários outros filmes, não deu pra encaixar, mas também não morro de amores assim. Kill Bill é meu Tarantino do coração.

Bruno, que bom que você gostou da lista. Também sou grande fã do Lavoura Arcaica livro, acho fenomenal, e a adaptação é formidável. E por algumas vezes acho que Brilho devia estar mais acima mesmo, mas por hora deixa assim.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Sua lista é excelente. Lavoura Arcaica, No Country for Old Men, Marcas da Violência, Cidade dos Sonhos, In the Mood for Love, Sangue Negro... tudo obra-prima! Dos seus 20 filmes, só não assisti ainda Mal dos Trópicos. Aliás, ando em dívida com o cinema do Apichatpong...

Rafael Carvalho disse...

Wallace, também tenho dívidas com o Joe porque só vi esse filme dele. Vontade de ver as outras coisas dele não falta, o cinema dele é muito peculiar. Mas vamos aos poucos.