segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Melhores e piores de 2008

Demorei um pouco, mas lanço agora minha lista de melhores e piores do ano. Acredito que não é uma percepção geral, mas 2008 me pareceu um pouco melhor em filmes que o ano que se findou. Dos 116 filmes do ano vistos (em 2007 foram 125), ficam aqui os 20 mais e os 10 menos.


1. Onde os Fracos Não Têm Vez




Porque os tempos mudaram, assim como o ser humano


2. Wall-e



Porque é dos circuitos elétricos que exalam os sentimentos mais puros que um ser humano deveria cultivar


3. Sangue Negro




Porque a ganância nunca foi tão grandiosa


4. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias


Porque não importa se o aborto é legal ou não, mas as conseqüências de tal ato


5. A Questão Humana


Porque detrás da estrutura capitalista pode-se encontrar o lado mais perverso do ser humano


6. Batman – O Cavaleiro das Trevas


Porque é um filme de super-herói, o drama de um justiceiro que precisa de um substituto, uma ode à Justiça e o retrato insano do Mal


7. Linha de Passe


Porque todos nós temos um caminho a seguir


8. O Escafandro e a Borboleta


Porque nem sempre o que nos prende é uma roupa de metal, mas sim um casulo

ou

“Porque também somos aquilo que perdemos”


9. Desejo e Reparação


Porque, de uma forma ou de outra, ainda há redenção


10. Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto


Porque o poço pode ser mais fundo do que imaginamos


11. Do Outro Lado

12. Feliz Natal

13. Juno

14. O Silêncio de Lorna

15. O Orfanato

16. Canções de Amor

17. Cloverfield – Monstro

18. Estamos Bem Mesmo Sem Você

19. Persépolis

20. Luz Silenciosa




Mas também tem aqueles filmes chatos que nos perseguem e nos irritam:


1. Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito

2. Caótica Ana

3. Fim dos Tempos

4. Hancock

5. Um Jogo de Vida ou Morte

6. O Procurado

7. A Múmia: Tumba Do Imperador Dragão

8. Mamma Mia

9. Missão Babilônia

10. Crepúsculo

11 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Belas listas, Rafael! De verdade.
Na dos melhores, só não vi A Questão Humana, que estou doido para ver. Quanto aos outros, só não colocaria Wall-E nessa lista, que, apesar de achar uma graça, acho um filme um tanto superestimado, um filme excepcional em sua primeira parte, mas que cai bastante na sua segunda metade. De resto, todos os outros filmes também estão na minha lista do ano.
Na de piores, concordo com tudo. Missão Babilônia, Mamma Mia, O Procurado, Hancock, Fim dos Tempos ... tudo bomba!E Bezerra de Menezes é o pior filme do ano que eu não vi .. rsrsrsrs. É que já fui espírita, e, com todo respeito, imagino o que o filme seja ...
Então, como já disse, também postei uma lista dos melhores do ano lá no blog. Se der, dá uma olhada lá ...
Abraço!

Vinicius Silva disse...

Rafael, aqui é o Vinicius do curso.

Excelente lista. Senti a falta de Senhorea do Crime, mas no resto está muito boa. Inclusive por ter lembrar do filme "Do Outro Lado", de Fatih Akin. Um dos melhores que vi no ano.

Vinícius P. disse...

Gostei muito da lista de melhores filmes do ano, até pelo fato de seis deles também estarem no meu top 10 ;-) E ainda bem que não vi seus dois primeiros colocados entre os piores. Abs!

Hélio disse...

Entao tá. Vc tem dois belos filmes na sua lista de piores (Fim dos Tempos e Hancock) e duas belas porcarias na sua lista de melhores (O Escafandro, Atonement). Um dia vc acerta 100%. :P

Agora, nao tive, nem terei coragem de ver Bezerra de Menezes ou Missao Babilonia ou A Mumia 3. Os demais eu tive... só que nem cheguei ate o fim de O Procurado e Mamma Mia!

Abraços!

Elizio disse...

Não vi todos da Lista. Muito menos, este número enorme de filmes que viu (pelo menos para mim é muito grande...)
Agora Wall-e é realmente o melhor que vi! Concordo sobre Mumia, Hancock e Fim dos tempos.

E realmente Sangue Negro é muito bom. (Finalmente eu vi)

Diego Rodrigues disse...

Gostei das listas. Só vou divulgar a minha lá pelo dia 15 de janeiro. E eu não assisti Linha de Passe, nem sei se vou conseguir ver. Vou ficar devendo este filme!

Vulgo Dudu disse...

Caramba, essa sua lista de piores está realmente de cortar os pulsos! hahahaha! A dos melhores eu concordo com a maioria, inclusive Linha de passe e Sangue negro.

Abs!

Gustavo H.R. disse...

Não vi a maioria, mas os que vi, concordo com a inclusão (na lista dos melhores). A frase para SANGUE NEGRO ficou perfeita.

Ronald Perrone disse...

Ótima lista!

Filipe Machado disse...

Bom dia,

Envio esta mensagem com o intuito de dar a conhecer o meu recém-criado blog sobre cinema (http://www.additionalcamera@blogspot.com). Sou um amador por estas andanças, mas se lhe interessar o conteúdo do meu sítio, gostaria de receber o seu apoio para divulgá-lo, nomeadamente através da colocação de um link no blog que administra. Colocarei também o seu endereço na minha rubrica “Additional Cameras”.

O meu muito obrigado pela sua atenção!

Sem outro assunto de momento, desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro!

Filipe Machado


P.S. – Participe na sondagem "Melhor James Bond com Sean Connery" até ao dia 31 de Janeiro 2009, em http://additionalcamera@blogspot.com.

Rafael Carvalho disse...

Então Wallace, A Questão Humana é um filme difícil, mas recomendadíssimo. Já com Wall-e não consegui deixar de ficar encantado e acho que a segunda parte é uma surpresa muito agradável e faz a narrativa do filme se desenvolver muitíssimo bem. Essa coisa do Bezerra de Menezes é interessante porque parece um filme de espírita, feito para e por espíritas, mas é muito ruim, totalmente forçado.

Então Vinícius, Do Outro Lado foi um filme pouco visto, mas é uma ótima surpresa; estava inclusive entre os dez mais, mas foi caindo. Senhores do Crime também é um ótimo filme, mas não chega a tanto.

Vinícius P., lembro que minha lista tava bem parecida com a sua, só acho que no finalzinho do ano houve algumas mudanças. Só me desapontei com Zona do Crime estar entre os dez mais.

Hélio, gostar de Fim dos Tempos eu até que entendo, é Shyamalan, ele dirige bem, vá lá; gostar de Hancock, eu também entendo, mas já acho mais difícil, mesmo assim eu me esforço, aquela coisa de filme de supre-herói com proposta diferente e tal, dá pra passar; não vejo razão para não gostar de O Escafandro e a Borboleta pelo caráter de poesia de um filme que surpreende em muitos aspectos, como a fotografia e o desenvolvimento do psicológico do personagem naquela situação limite, mas tá bom, foi demais pra você; agora, achar Desejo e Reparação uma "bela porcaria"?!?!?!?!?!?!?!?!?! Imperdoável!

Aha, seu Elizio, finalmente viu Sangue Negro hein? Achou o que? Rivaliza com Wall-e? E você sabe que esse número de filmes vistos podia bem ser maior.

Poxa Diego, é uma pena você não ver Linha de Passe, é um filmão. Vou esperar por sua lista.

Então Dudu, sei que você gostou muito de Linha de Passe e com razão. A lista de piores foi bem fácil de fazer, mas tinha outras coisas que podiam entrar, como Cleópatra e Um Jogo de Vida ou Morte.

Gustavo, Sangue Negro é um filme grandioso para uma história grandiosa. Filmão!

Valeu Ronald, vou ver a sua.

Opa Felipe, com blog novo na praça pode deixar que vou dar uma conferida. E são poucos blog portugueses que frequento. Linkarei seu blog, sim. Abraço!!!