sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

18ª Mostra de Cinema de Tiradentes


18ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário de festivais de cinema no Brasil. Há aqui um olhar curatorial que valoriza os filmes nacionais do cenário independente e os cineastas que estão começando e arriscando na linguagem.

Essa é minha primeira vez na aconchegante cidade de Tiradentes, para uma mostra que sempre me interessou pela coragem de dar visibilidade a um cinema mais vigoroso, desafiador, por vezes sem concessões, exigente. Farei cobertura para o Jornal A Tarde, mas também escreverei sobre os filmes aqui no blog, na medida do possível. E componho também o júri do Prêmio Canal Brasil de Curtas, que escolhe o melhor curta da Mostra Foco.

A Mostra de Tiradentes começa hoje com exibição de Órfãos do Eldorado, de Guilherme Coelho, baseado em obra de Milton Hatoum. Cerca de 120 filmes, entre curtas e longas-metragens, serão exibidos aqui em nove dias de evento. A atriz Dira Paes é a homenageada desta edição que conta também com debates e seminários. Mais uma vez, é hora de ver e pensar cinema. Vamos nessa. 

O site oficial do evento pode ser acessado aqui.
 

Nenhum comentário: