segunda-feira, 6 de maio de 2013

Festival Varilux de Cinema Francês – A dor de ser



Camille Claudel 1915 (Idem, França, 2013)
Dir: Bruno Dumont



Chega a ser surpresa que Juliette Binoche seja a protagonista desse filme de Bruno Dumont. Em seus trabalhos, sempre esquisitos, sobre gente estranha, ele costuma usar atores desconhecidos. Mas há outras rupturas aqui: trata-se do retrato de uma personalidade real, coisa rara em sua filmografia, e por isso o filme abre com algumas informações didáticas sobre a então abalada Camille Claudel.

Dumont trabalha num registro bem intimista, encontrando a grande escultora francesa já detida num manicômio depois de um período atormentada pelo isolamento a que se infligiu, amargurada pelo romance tumultuado como amante de seu grande mentor, Auguste Rodin, por quem abdicou muita coisa. Sofria também pelo machismo da sociedade francesa e não tinha o apoio da própria família, responsáveis pelo encarceramento dela em hospícios, onde viria a morrer depois de 30 anos internada.

Mas Camille Claudel 1915 está menos preocupado em demarcar os traços biográficos da artista, e mais fascinado pelo estado de isolamento e descontrole mental que ela apresentava. É um filme duro, mas não nas imagens fortes ou grotescas que o diretor costuma criar. Aqui, a perturbação está na face e nas palavras dos personagens. Camille transita entre a angústia da permanência ali a pitadas de alegria, especialmente pela iminência da visita do irmão.

Dumont estende o tempo no manicômio como forma de nos impor aquela rotina estanque, por vezes agonizante, enquanto Camille convive com médicos e enfermeiras até benevolentes com seu estado e com internos em condições muito mais intensas de esquizofrenia (e é louvável que o diretor tenha trabalhado com doentes mentais de fato, o que acentua o clima natural de um lugar assim). Com isso, consegue fugir muito bem de possíveis caricaturas.

O rosto endurecido da atriz parece uma fascinação para o diretor e sua câmera, sempre tão próxima dos atores. Mas é de se louvar também a chegada do irmão Paul Claudel (Jean-Luc Vincent), fazendo o filme ganhar novo fôlego e atmosfera. Sua personalidade arrogante e moralista, sua pose elitista, só reforçam o choque de posições, impondo à protagonista uma existência que não há de ser mais condescendente. Sua sina é carregar pra sempre a dor de ser o que a tornaram.

Nenhum comentário: